1.10.05

 

Site infantil: Busca e Mapa do Site

Manhã de sábado ensolarada no Rio de Janeiro! E onde estou neste exato
momento? Trabalhando, compensando os dias parados de uma malfadada greve...

Deveria estar elaborando minha monografia, e é isso o q vou fazer daqui a
pouco. Mas estamos reformulando a versão infantil do site, e optei por
deixar layout e ilustrações para os outros designers, pra me preocupar com
outra questão interessante: desenvolver um "mapa do site" e uma "página de
busca" para um site voltado pra crianças.

Procurei nos sites infantis atuais algo próximo ao q quero: o Cartoon
Network não tem mapa do site; o Disney.com, era melhor q não tivesse, de
tão feio q é. Quanto ao resultado da busca, ninguém foge do padrão tipo
Google, q eu acho nada atrativo para crianças.

mas as perguntas mais importantes são: criança usa o mapa do site? Criança
usa a busca? Esse tipo de navegação alternativa faz parte do repertório
infantil ou nem justifica o esforço de criar algo adequado a eles?

Quem topa discutir o tema? E se alguém tiver artigos sobre o tema ou
exemplos de sites, me mandem, por favor!


Comments:
Interessantissimas suas questões! Minha monô fala sobre design de interfaces de sistemas de busca, mas não pensei em crianças pois o objeto de estudo são bibliotecas de universidades públicas online. Gostei destas questões que você levantou pois depois desta minha pesquisa posso continuar estudando sobre a interface da busca para crianças, adoro criança e adoraria fazer uma avaliação cooperativa c/ eles, já pensou? Bjs! Chris
 
Luiz e Paulo Chris - acho a questão levantada muito boa! Primeiramente temos que definir a que crianças o site se destina - qual a idade, qual a classe social? Já sabem ler sem nenhum tipo de auxílio, são familiarizadas com o ambiente computacional? A classe social é muito importante também. Quase sempre o que vejo são crianças, entre as idades de 5 a 9 anos acessando a internet acompanhada de um adulto. Aí a questão é saber se realmente é necessário, para esta faixa etária, fazer buscas atrativas para elas ou para os adultos. Enfim, mas é uma ótima idéia para pesquisa! Bjs
 
Gostei da dúvida, mas a Letícia colocou algo de interessante, qual a idade das crianças que irão acessar?
Tenho um priminho que prefere fuçar a ter que ir em uma busca, acho que é coisa de criança mesmo ficar fuçando as coisas até achar.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?